top of page

3 fatores para levar em consideração na hora de escolher um cinzel para produção de carteiras!


O público-alvo dos produtores de trabalho artesanal em couro é marcado por consumidores que prezam pela qualidade e durabilidade dos produtos! E, quanto maior for o investimento no aprendizado de técnicas específicas para a produção de um tipo de produto e na compra de ferramentas especializadas para esse tipo de trabalho, maior a entrega de qualidade para o público-alvo.


A escolha de um nicho para trabalho pode ser vista por alguns como um fator limitante. Porém, esse foco pode proporcionar diversas vantagens para o produtor, pois essa atenção exclusiva a um determinado tipo de produto é um fator contribuinte para que o consumidor enxergue o artesão como uma autoridade naquele tipo de produção e, consequentemente, dê ainda mais valor aos produtos produzidos por ele.


Assim, para a entrega de mais qualidade para o consumidor e para o foco em um determinado tipo de público-alvo, é possível notar a movimentação de artesãos na busca de um nicho específico para o trabalho em couro. Isso se dá pois cada tipo de produto em couro exige ferramentas e técnicas específicas, além de uma dedicação especializada.


Entre os tipos de produtos artesanais em couro, estão: bolsas, sapatos, cintos, pulseiras, maletas de trabalho, mochilas, roupas… São diversas as possibilidades de produção em couro e, consequentemente, existem diversos nichos de trabalho com esse material! Mas, um dos mais reconhecidos, é a produção de carteiras!


Produção de carteiras: nicho importante do trabalho em couraria


Seja diante do público feminino ou do público masculino, a carteira ainda é vista como um item essencial para o dia a dia!


Por não ser um objeto que fica à mostra de todos e que não corre risco do proprietário “enjoar” com facilidade, a escolha de carteiras geralmente é baseada na busca por qualidade e, consequentemente, durabilidade.


Para esse tipo de produção, o artesão precisa ir além das ferramentas fundamentais para o trabalho em couro e escolher as ferramentas específicas para o trabalho de acordo com alguns fatores importantes.


Quais são as ferramentas específicas para a produção de carteiras em couro?


Considerando que você já possua as 5 ferramentas essenciais para iniciar o trabalho em couro, existem algumas ferramentas mais apropriadas e específicas para a produção artesanal de carteiras.


Isso se dá pois determinadas ferramentas são mais adequadas às perfurações necessárias no processo criativo de carteiras.


O cinzel é a ferramenta mais indicada quando falamos de perfurações, pois com ele é possível fazer mais de um furo ao mesmo tempo no material, além dele proporcionar igualdade e alinhamento dos furos. Esse item é indispensável no processo de criação de carteiras em couro!


Porém, existem diversos tipos de cinzel! Não é qualquer um que vai se adequar ao tipo de furo ideal para a produção de carteiras. Por isso, para evitar compras inapropriadas, é preciso se atentar a alguns fatores.


O que levar em conta na escolha de um cinzel para a produção de carteiras?


1. Quantidade de pontas


A quantidade de pontas, ou dentes, de um cinzel está diretamente associada a quantas perfurações você pode fazer por vez! Assim, quanto mais pontas o seu cinzel tiver, mais tempo de trabalho você irá otimizar.


Mas, além de um cinzel com mais pontas, também é importante investir em um de apenas duas pontas para você usar no momento em que precisar fazer curvas no trajeto definido para perfuração. Com isso, você irá evitar perfurações não planejadas.


2. Espaçamento entre as pontas


O espaçamento entre as pontas do cinzel determinará a distância entre os furos. Assim, quanto maior for o espaço entre as pontas da ferramenta, mais distantes estarão os furos entre si e, consequentemente, mais rápida será a costura.


Devido ao tamanho desse produto, é interessante priorizar cinzéis com um espaçamento menor entre as pontas para garantir um acabamento mais refinado da costura.


3. Tipos de pontas


A escolha do tipo de pontas do cinzel está de acordo com o acabamento que você quer proporcionar para a costura do seu material! Entre os principais tipos de pontas de cinzel, estão: reta, diamante, redonda e francesa.


Costura francesa

Costura reta

Não existe um tipo de ponta superior aos outros modelos. A diferença está apenas na estética da costura!



Furação redonda

Costura com cinzel diamante


Preze sempre pela qualidade!


Dedicação, atenção, investimento, desenvolvimento e exclusividade são fatores essenciais para a entrega de produtos de qualidade para o seu público-alvo.


Por isso, continue dedicando atenção e investindo em técnicas inovadoras para o desenvolvimento constante da sua produção e, consequentemente, para que os seus consumidores enxerguem a exclusividade do seu trabalho!


A Braza Ferramentas preza sempre pela qualidade das ferramentas para o trabalho manual em couro e oferecemos diversas opções de materiais para otimização de sua produção!



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page